chakraside

 

 

1rootchakra1 – O Primeiro Chakra Básico ou Raiz
Está localizado na base da coluna vertebral. Ele está ligado à sobrevivência e nossa capacidade de nos sentirmos ligados ao mundo físico, ao planeta terra. Ao usar as cores relacionadas a este chakra, podemos acelerar a sua energização. Quanto mais aberto estiver este chakra, mais elevada será nossa disposição, coragem e determinação para enfrentar a vida, nossa capacidade de ir à luta pelos nossos ideais e desejos, não depender dos outros. Está ligado no corpo físico às glândulas suprarrenais, que produzem adrenalina, equilibram a temperatura do corpo, promovem a boa circulação do sangue, energizam os rins, ossos, dentes, intestino grosso, ânus e reto.
O bloqueio nesse chakra, afeta a capacidade de produzir ferro, causando anemia, leucemia, problemas de circulação, pressão baixa, pouca tonicidade muscular, fadiga, insuficiência renal e excesso de peso. No mental afeta no modo de ver a vida, como: ter medo, impaciência, agressividade, problemas em planejar o tempo e dependência.

 

Nome Muladhara (“base e fundamento”, “suporte”)
Localização Base da coluna vertebral
Cor Vermelho
Corpo Áurico Etérico e físico
Elemento Terra
Nota musical
Mantra Lam
Nº de pétalas 4                                                        
Pedra Coral, Cristal, Granada, Rubi, Jaspe vermelho, Ágata vermelha

 

2sacral2 – O Segundo Chakra Umbilical ou Sacro
Localizado logo abaixo do umbigo, três a quatro dedos. Tem um vórtice na frente e outro voltado para trás. Está relacionado à nossa capacidade sexual e reprodutiva. O perfeito funcionamento deste chakra nos permite ver a vida com mais amor e prazer, aguça a curiosidade, o gosto por coisas belas, artes, criatividade, bens materiais, relações com as pessoas, amizades, busca por coisas novas.
O bloqueio deste chakra pode causar muitos transtornos na vida da pessoa, tornando uma pessoa medrosa, anti-social, problemas com a sexualidade. No corpo está ligado aos órgãos reprodutivos, ovários na mulher e próstata e testículos no homem. Algumas doenças estão relacionadas a esse chakra, como problemas com os fluidos do corpo, laringe, bílis, saliva e linfa. A afirmação “ele não tem alegria de viver”, mostra claramente quê este chakra está com problemas, resultam em sintomas mentais como medo de proximidade física, repugnância pelo próprio corpo, mania de limpeza, incompreensão, sentimentos impulsivos, isolamento, frigidez, impotência. Se os dois primeiros chakras estiverem com problema, será difícil para os outros chakras funcionarem corretamente.

 

Nome Svadhisthana (“Morada do Prazer”)
Localização Abaixo do umbigo
Cor Laranja
Corpo áurico Emocional
Elemento Água
Nota musical
Mantra Vam
Nº de pétalas 6
Pedra Calcita alaranjada, Cornalina, Fluorita, Pedra da Lua

 

3solar3 – O Terceiro Chakra ou Plexo Solar
Localizado exatamente no plexo solar ou diafragma, na altura do estômago. Está aberto para frente e também tendo um vórtice atrás, nas costas. Está relacionado com o nosso poder pessoal no mundo. Concentra nossas qualidades racionais, poder pessoal, vitalidade, vontade de saber e aprender, ponto de ligação com as outras pessoas.
Quando em desequilíbrio, o desejo de poder e posse ficam mais evidentes. O desrespeito com nossos semelhantes e o egoísmo atrapalham nossa evolução. Estes sentimentos e atitudes influenciam no trabalho dos chakras superiores, desarmonizando-os. No corpo físico, corresponde ao pâncreas, estômago, musculatura abdominal, fígado, vesícula, baço, secreções gástricas e disfunções das glândulas salivares. No emocional afeta a lógica e a razão, confusão e sentimentos de insegurança, autoritarismo, ambição, gasto compulsivo, ansiedade e inveja. Em consequência disso podemos desenvolver doenças como: diabetes, desordens do trato digestivo, alergia, além de separação entre amor e sexo.

 

Nome Manipura (“Cidade das Joias”)
Localização Na altura do estômago
Cor Amarelo
Corpo áurico Mental
Elemento Fogo
Nota musical Mi
Mantra Ram
Nº de pétalas 10
Pedra Quartzo Rosa, Turmalina Melancia, Âmbar, Citrino, Olho-de-tigre, Topázio-imperial

 

4heart4 – O quarto chakra, do coração ou Cardíaco
Localizado no meio do nosso peito, com um vórtice voltado para frente e outro correspondente nas costas, sua glândula correspondente é o timo. Representa o amor incondicional, sem restrições. Quando está ativo, nos relacionamos bem com tudo e com todos.
Este chakra, por estar no meio, forma uma ponte entre os chakras inferiores e os chakras superiores. É por esse chakra que passa toda energia que desejamos dar aos outros. O centro físico deste chakra corresponde ao timo que é responsável pelo crescimento das crianças, auxilia o sistema linfático e estimula o sistema imunológico. Quando em desequilíbrio, pode produzir patologias tais como: síndrome do pânico, cãibras, acidose, palpitações, arritmia cardíaca, rubor, pressão alta, enfermidades dos pulmões, problema no nível do colesterol, intoxicação, tensão e câncer. No emocional afeta nossa capacidade de amar, pensamentos de que: o próximo, o destino e Deus são incompatíveis conosco, egoísmo, falta de amor, sintomas de possessão ao próximo e amor sufocante.

 

Nome Anahata (“Invicto”, “inviolado”)
Localização Região cardíaca
Cores Verde (cura e energia vital); Rosa (amor)
Corpo áurico Astral
Elemento Ar
Nota musical
Mantra Yam
Nº de Pétalas 12
Pedra Amazonita, Esmeralda, Jade, Kunzita, Malaquita, Unakita

 

5throat5 – O Quinto Chakra Laríngeo ou Chakra da Garganta
Localizado bem no início da garganta, Está aberto para frente e também tem seu vórtice aberto atrás da nuca. Está ligado à criatividade e comunicação, a vibração, capacidade de receber e assimilar. Ligado à nossa responsabilidade na caminhada espiritual, nosso papel na sociedade, no trabalho, enfim, nossa satisfação pessoal. No corpo está relacionado com a glândula tireoide. Responsável pelo crescimento dos ossos, metabolismo, tecidos, nariz, traqueia, esôfago, cordas vocais e laringe.
Quando em desarmonia, aparece o medo da desaprovação, do fracasso. Podemos ser levados a nos esconder no orgulho para poder suportar a carência de êxito. As patologias originadas do desequilíbrio nesse chakra são: infecções virais ou bacterianas, resfriados, herpes, dores musculares, dores na nuca, congestão linfática, bruxismo, etc. A pessoa tende a ficar arrogante, gosta de discutir, impor suas ideias, geralmente tem a voz rouca, gagueira, dificuldade de comunicação, nariz empinado.

 

Nome Vishuddha (“O purificador”)
Localização Garganta
Cor Azul claro
Corpo áurico Etérico
Elemento Éter
Nota musical Sol
Mantra Ham
Nº de Pétalas 16
Pedra Água-marinha, Apatita, Calcedônia, Cianita, Turquesa

 

chakra frontal6 – O Sexto Chakra Frontal ou Terceiro Olho

Localizado entre as sobrancelhas, também tem um centro na frente e um atrás da cabeça. Este é o centro da intuição e da consciência, ligado ao centro celestial da aura. Representa a intuição, a vidência, a audiência no campo da paranormalidade, percepção, liderança, energia mental. Atua sobre a glândula hipófise que dirige as demais glândulas.

Quando em desequilíbrio, produz patologias tais como: vícios em drogas, álcool, compulsões, problemas nos olhos, surdez, pensamentos fora da realidade, confusão, obstrução da criatividade, falta de colocar em prática nossas ideias, falta de objetivo, instabilidade emocional, medo de ver espíritos. Outros sintomas importantes para confirmar o estado deste chakra são quando a pessoa não pára no emprego, vive mudando de casa, não fica muito tempo com o mesmo parceiro, adoração de ídolos, fanatismo, falta de opinião própria, diz-se que a pessoa está perdida, sem rumo.

 

Nome Ajna (“O Centro de comando”)
Localização Entre as sobrancelhas
Cor Azul Ìndigo
Corpo áurico Celestial
Elemento Éter
Nota musical
Mantra Om
Nº de Pétalas 96
Pedra Ágata-azul, Azurita, Lápis-Lazuli, Safira, Sodalita

            

 6eye7 – O Sétimo Chakra Coronário ou da Coroa
Localizado na parte superior da cabeça, ele só tem uma saída para cima. Tem radiações mais luminosas e translúcidas. É a luz do conhecimento e consciência, visão global do Universo, nosso caminho de crescimento e serenidade espiritual. Liga-nos a energias superiores. Associado à conexão da pessoa com sua espiritualidade, representa a quietude e devoção. Corresponde à glândula pineal, que atua sobre todo o organismo.
Quando em equilíbrio, permite-nos experiências muito pessoais, fé, paz, dando um sentido próprio da existência. Quando está em desequilíbrio, a pessoa torna-se muito materialista, se desliga da espiritualidade, produz patologias como: insônia, enxaquecas, desordens no sistema nervoso, histeria, possessão e obsessão, neuroses e distúrbios sensoriais.

 

Nome Sarashara (“O Lótus das mil pétalas”)
Localização No topo da cabeça
Cor Branco, Dourado e Violeta
Corpo áurico Causal
Elemento Todos os elementos
Nota musical Si
Mantra Aum
N º de Pétalas 1.000
Pedra Ametista, Cristal, Diamante, Ouro

 

Chakras, suas funções e disfunções

 

Figura Chakras Funções Disfunções
 1rootchakra Básico Sobrevivência e existência terrena, ligação com o mundo material, físico. Raiva, impaciência, apego, materialismo, culpa,

vergonha, vícios, violência, morte, dor.

 2sacral Umbilical Reprodução e propagação da espécie, sexualidade. Controle, rejeição, solidão, ressentimentos, vingança, ciúme, depressão, inveja.

 

 3solar Plexo solar Personalidade, vitalidade, ação e vontade, paz, harmonia, auto-estima, proteção contra vibrações negativas. Ansiedade, preocupação, indecisão, preconceito, desconfiança, negligencia, mentira.
 4heart Cardíaco Amor incondicional, união, sistema imunológico Desilusão, transição, pânico, depressão.
 5throat Laríngeo Comunicação, criatividade, iniciativa, independência. Fracasso, apatia, desespero, limitação, medo, insegurança, auto-reprovação, submissão.
 chakra frontal Frontal Intuição, paranormalidade, percepção extra-sensorial, raciocínio lógico Ganância, arrogância, tirania, rigidez, alienação.
 6eye Coronário Ligação com energias superiores, plenitude Neuroses, irracionalidade, desorientação, fobias, histeria, obsessão.

 

Chakra e as Glândulas, Órgãos e Disfunções.

 

Chakras Glândulas Órgãos e Disfunções
 

Básico

Supra-renais Rins (insuficiência renal, coluna vertebral, ossos, dentes, intestino grosso, ânus, reto, próstata, anemia, excesso de peso, pressão baixa, fadiga, pouca tonicidade muscular, problemas de circulação, desequilíbrio na temperatura do corpo, leucemia e tensão nervosa.
Umbilical Gônadas, glândulas sexuais, ovários e testículos. Sistema reprodutor, bexiga, quadris, pernas, pés, nervo ciático, espasmos musculares, cãibras, cólicas, desordens menstruais e desequilíbrios hormonais.
Plexo solar Pancreáticas. Baço, estômago fígado, vesícula, intestino delgado, parte inferior das costas, sistema nervoso vegetativo, sentimento de inferioridade, falta de lógica e razão, insegurança e insônia.
Cardíaco Timo Coração, arritmia cardíaca, sistema circulatório, brônquios e aparelho respiratório, parte superior das costas, nervo vago, sangue, pele, rubor, pressão alta, colesterol alto, palpitações, acidose, síndrome do pânico, incapacidade de amar.
Laríngeo Tireóide Garganta, amígdalas, laringe, cordas vocais, esôfago, susceptibilidades a infecções virais e bacterianas, resfriados, amigdalites, faringites, dores musculares e de cabeça (nuca), problemas dentários, endurecimento dos maxilares (bruxismo), congestão linfática, herpes e medo de fracasso na vida social.
Frontal Pituitária Sistema nervoso central, olhos (cegueira, catarata, glaucoma), ouvido (surdez, zumbido), nariz (renite), falta de raciocínio lógico, vícios, álcool e compulsões.
Coronário Pineal Cérebro, insônia, enxaqueca, disfunções sensoriais, neurose, histeria, possessão, obsessão e materialismo.

Exercício para o equilíbrio dos Chakras

Sente-se ou deite-se confortavelmente. Respire profundamente, relaxe, e sinta cada parte de seu corpo. A partir disso, comece a entoar os mantras na seguinte ordem, concentrando sua energia em cada um dos chakras:
LAM, VAM, RAM, YAM, HAM, OM ,AUM
Repita os mantras até sentir a energia fluir de forma harmônica por todas as partes de seu corpo. (Lembre-se que o HAM se lê como na palavra carro, ou seja, “RRAM” e o RAM “R” como na palavra “cara”)

 

Fonte de Pesquisas:
Reiki – Apostilas Oficiais – Johnny De’ Carli
Wikipédia
Google – imagens