Despir numa sessão de Reiki

Será que é necessário despir numa sessão de Reiki?
Eu estava procurando imagens sobre Reiki na internet e percebi que muitas fotos mostram o cliente deitado na maca coberto com uma toalha, como se estivesse numa sessão de massagem, isso pode gerar uma ideia errada com relação à sessão de Reiki.
Não há necessidade alguma do cliente se despir e nem você mesmo durante sua auto aplicação, muito pelo contrário, durante a sessão a pessoa entrará num relaxamento tão profundo que pode até adormecer e isso diminui a temperatura corporal, então é aconselhável cobrir a pessoa para que ela não sinta frio.
Inclusive, você não precisa tocar diretamente na pessoa para fazer a aplicação, como é ensinado no curso, você pode manter uma distância de 5 a 10 cm da pessoa. E ainda, quando se aplica Reiki à distância, você envia energia para a pessoa, esteja ela onde estiver e a forma como ela estará vestida, não interfere de forma alguma no recebimento da energia.
Retirar objetos
Se estiver aplicando Reiki presencial, pode ser interessante pedir para a pessoa retirar objetos como: colares, relógio, cintos, anéis, que podem ter alguma interferência com o fluxo energético, pelas características dos seus materiais, ou por apertarem. A pessoa tem que se sentir confortável.
Roupas
Para receber Reiki não precisa usar uma roupa própria, deve apenas sentir-se confortável. Se a pessoa vem com roupa preta, não há problema, se vem com roupa branca, não há problema (aqui, não entramos no campo da cromoterapia, que já é outro assunto). O Reiki flui sempre, exceto se tal não for possível para a pessoa receber ou ao praticante para enviar. Muitas vezes é a nossa mente que cria as limitações. Para a energia, elas não existem.
Se estivermos numa situação de emergência e precisarmos aplicar Reiki, iremos pedir à pessoa para trocar de roupa, iremos nós trocar de roupa? Ou deixaremos simplesmente a energia fluir?
Em certos casos, o terapeuta deve ser tão cuidadoso e atento que pode até haver desconforto na pessoa em descalçar os sapatos. Será que a pessoa deve ser obrigada a retirar os sapatos? Ficará à consideração de cada um, mas tendo em conta que Reiki é ação de amor incondicional, trazer desconforto poderá não ser a melhor opção, tanto que até poderá não ajudar no relaxamento da pessoa. Tudo vai depender também de onde você estará atendendo, se for no seu consultório, tirar os sapatos pode até ajudar no relaxamento.
Os terapeutas e praticantes de Reiki devem ter perfeita consciência que quando aplicam Reiki, tornam-se o rosto do Reiki. As suas ações têm repercussões na credibilidade da prática e no bem-estar de quem procura esta terapia.