ada-lovelaceHá muito tempo se fala sobre a desvalorização das mulheres na área profissional. Fomos vistas muitas vezes como seres inferiores aos homens e incapazes de aprender as mesmas coisas que eles. Mas na história da humanidade, surgiram mulheres que desafiaram todos os conceitos e preconceitos e ficaram mundialmente conhecidas pelos seus talentos.
Uma delas, Ada Lovelace, talvez não seja tão conhecida assim, mas teve seu merecido reconhecimento aproximadamente um século depois de seu falecimento.
Ada foi a primeira programadora de computadores do mundo.
 Em 1843, Ada Lovelace traduziu os trabalhos do matemático Charles Babbage, que inventou o primeiro computador genérico, chamado de Analytic Machine. Assim, ela percebeu que a máquina seria capaz de muito mais coisas do que seu criador havia imaginado. Babbage, apelidou Ada de “Feiticeira dos números”. As notas deixadas por Ada no texto têm mais conteúdo do que a tradução em si. Nessas anotações, ela criou um algoritmo que poderia fazer com que a Analytical Machine computasse uma série de números complexos, conhecidos como princípio de Bernoulli. Em outras palavras: Lovelace escreveu o primeiro programa de computador do mundo.
Saiba mais sobre a sua história nesse Link
Em 2009, foi criado o Ada Lovelace Day, comemorado todo dia 15 de outubro, para incentivar mulheres na ciência.
ada
Ela ganhou um doodle comemorativo do Google no dia 10 de dezembro de 2012, data que seria seu aniversário de 197 anos.