boadicea2Boadicea, rainha celta, ficou conhecida pela ferocidade com que defendeu seu povo, os Icenos, do domínio imposto pelo Império Romano no ano 60 ou 61 d.C. O exército de Roma, havia estabelecido uma colônia nas terras da Grã-Bretanha, para que seus homens descansassem, mas a convivência com o povo local, começou a gerar muitos conflitos, pois os soldados tratavam com violências os aldeões locais, além de tentar impor suas crenças menosprezando suas tradições.
Após ter ficado viúva, Boadicea assumiu a liderança de seu povo. Contudo, os romanos ignoraram o testamento tomando para si as terras do falecido rei.  Inconformada com o tratamento brutal dos soldados, Boadicea começou a organizar uma revolta com colaboradores para combater os invasores romanos. Os combates eram sangrentos e Boadicea saia vitoriosa todas as vezes. Seu exército era temido.
A violência com que Boadicea atingiu as cidades ocupadas pelo exercito Romano deixaram marcas que são vistas até hoje em escavações arqueológicas. São as cinzas  e cerâmicas queimas pelo fogo, essa era a forma que ela usava para lutar contra Roma, colocava fogo em tudo.
Infelizmente ela caiu numa armadilha e foi atraída para uma batalha em campo aberto pelo governador romano Caio Suetônio Paulino, experiente estrategista que finalmente acabou derrotando o exercito de Boadicea.
A grande estátua de bronze de Boadicea, ao lado da ponte de Westminster e do Palácio de Westminster foi inaugurada pelo príncipe Alberto. Representa Boadicea em sua carruagem de guerra junto com suas filhas.

boadicea1

Veja no link abaixo um documentário sobre a Rainha Guerreira.

Link

Música

Karliene – Boudica

Enya – Boadicea