coco-chanelGabrielle Bonheur Chanel, mais conhecida pelo apelido Coco Chanel, nasceu em 1883 em Saumur, Paris. De família humilde, acabou sendo deixada pelo pai num orfanato aos 12 anos, pois a sua mãe havia falecido de bronquite. Chanel viveu nesse orfanato até seus 18 anos, quando resolveu sair e cuidar da sua própria vida. Foi morar numa pensão para moças que era cuidado por freiras. Lá, aprendeu o ofício de costureira.
Nessa pensão, sua tia Adrienne, a encontra e as duas começam uma forte amizade. Chanel e Adrienne começam a trabalhar juntas e frequentam lugares requintados onde haviam muitos oficiais da cavalaria que as cortejavam. Coco costumava cantar num café chamado La Rotonde e já sonhava com a fama. Seu apelido Coco, vem de uma música que ela costumava cantar: “Qui qu’a vu Coco dans l’Trocadéro”.
Numa dessas apresentações, Chanel conhece o oficial Etienne Balsan. Até onde se sabe, eles teriam tido um romance, mas sempre declararam publicamente que eram apenas amigos. Com essa amizade, Chanel conhece o milionário Arthur Capel, que era declarado o amor de sua vida. Capel, vendo a irreverência de Chanel com relação a moda, financia sua primeira loja de chapéus. Eram chapéus customizados, pois Chanel não gostava do estilo pomposo e cheios de plumas que as mulheres usavam nessa época. A princípio pareciam estranhos, mas logo ganharam fama por serem mais simples.
Após perder seu amor num acidente de carro, Coco Chanel fica muito deprimida e resolve mergulhar de cabeça na ideia de uma confecção e abre sozinha sua própria loja de costura, mas ainda vendendo seus chapéus.
Aproximadamente um ano mais tarde, ela conhece o russo Dnitri Pavlorich Romanov. O romance dos dois, fez com que Chanel usasse o folclore russo para bordar as roupas com um novo estilo. Nesse período, Chanel conhece muitos artistas importantes, como: Pablo Picasso, Luchino Visconti e Greta Garbo.
Com seu estilo arrojado, Chanel faz sucesso entre as atrizes de cinema e ganha fama ditando a moda para o mundo todo. Sendo já muito conhecida, Chanel começa a desenvolver também sua marca própria de perfumes e em 1921, lança o Chanel N° 5.  O nome se deve ao fato de ter sido a quinta fragrância apresentada a ela, para que escolhesse e porque também gostava do número 5, dizia que era o seu número da sorte. Depois foram lançados outros perfumes, mas nenhum ficou tão famoso.
Com a explosão da Segunda Guerra, Chanel acabou fechando sua loja, reabrindo novamente 10 anos mais tarde. Nesse período, Chanel se envolveu com um oficial alemão e acabou, por conta disso, afastando seus clientes. Com dificuldades financeiras, Chanel começou a vender suas roupas para outros países, vindo a morar na Suíça.
Em razão da admiração da ex-primeira-dama Jackie Kennedy, ela reaparece nas revistas de moda com seus tailleurs, casacos e sapatos. Depois voltou a residir na França.
Chanel revolucionou o mundo da moda, não só com roupas, mas com cortes de cabelo, sapatos e bolsas. Ela serviu de inspiração para muitas mulheres, sendo independente financeiramente e quebrando barreiras no vestuário feminino. Foi ela quem ajudou a popularizar o uso de calças compridas por mulheres na época da guerra.

Veja nesse Link o filme: Coco Chanel